A função do monitor cardíaco é medir e controlar a Frequência Cardíaca (FC) durante o exercício, auxiliando o usuário na percepção da intensidade do treinamento, oferecendo portanto uma avaliação precisa do esforço físico.
A maior parte das planilhas de treinamento pedem para o aluno se manter em determinado tempo dentro de determinada faixa/zona de desporto, essa zona de desporto é definida em porcentagem (%) da Frequência Cardíaca Máxima (FCM), daí surge a importância de se ter um monitor cardíaco, pois o mesmo passa a ser a principal ferramenta de treinamento.
Mas como posso medir minha FCM?
Bom, alguns monitores possuem testes, outras pessoas fazem a fórmula básica (FCM = 220 – Idade da pessoa) mas a melhor forma mesmo de mensurar a FCM é realizando um teste ergométrico (mais prático) ou um ergoespirométrico (mais preciso) em algum laboratório especializado.Qual monitor escolher?
A tecnologia a cada dia vem aprimorando recursos mil para atender e dar praticidade ao atleta e aluno durante as atividades físicas.
Existem Monitores de Frequência Cardíaca com diversas funções para atender o usuário de acordo com sua modalidade praticada.
Os mais famosos são o Polar e o Garmin, existe desde o modelo mais simples que apenas mensura a FC até o modelo mais complexo, que permite que o usuário use GPS ou sensor inercial (para medir distância, velocidade etc) e passe os dados do treino para algum software.
O melhor é aquele que atenda a sua demanda, se você não se interessa por tecnologia, examinar dados e deseja apenas controlar o treinamento mesmo, fique com os modelos mais simples. O meu é super simples, (confiram na foto) mas tem me ajudado muito na hora de assegurar a intensidade certa para melhores resultados.






Read Users' Comments ( 0 )

Related Posts with Thumbnails

Clube da Maquiagem